Associação Portuguesa do Saxofone
É com grande entusiasmo e satisfação que se comunica que foi finalmente criada a Associação Portuguesa do Saxofone – APS!
É para todos notório a grande evolução que a prática pedagógica e, consequentemente, a prática artística, sofreu nos últimos 25 anos em Portugal. Começando pelo grande crescimento do número de jovens a estudar música, a abertura de muitas novas escolas, a abertura do mercado de trabalho (ainda com uma oferta muita muito curta para a procura existente), o aparecimento de novas oportunidades e o inevitável crescimento do nível artístico, como acima referido, equiparando Portugal ao melhor se faz em qualquer parte do mundo.
O nosso instrumento não é exceção, bem pelo contrário, é bem conhecido o reconhecimento internacional que a já chamada “Escola Portuguesa de Saxofone” tem a nível internacional, quer pela mão dos jovens estudantes quer pela mão dos excelentes músicos saxofonistas que temos.
É assim, neste âmbito, que surge a APS – Associação Portuguesa do Saxofone, uma associação sem fins lucrativos, criada em finais de 2016 por um grupo de saxofonistas, professores, amigos, que resolveu levar a cabo a criação de um projeto há muito pensado. A sua missão assenta no apoio e dinamização do saxofone em Portugal, na esperança de se poder constituir como uma plataforma íntegra e imparcial de apoio aos profissionais do saxofone, aos estudantes de saxofone, aos amadores do saxofone ou simplesmente aos seguidores e amantes do saxofone.
A APS começou já com um grande desafio, o acolhimento do maior evento saxofonístico da Europa, o Congresso Europeu de Saxofone – EURSAX. Este é um evento itinerante, trianual e que tem como comité artístico: Claude Delangle (Conservatório Superior de Música e Dança de Paris), Arno Bornkamp (Conservatório de Amesterdão), Alain Crepin (Conservatório de Bruxelas), Lars Mlekusch (Conservatório de Viena e Universidade de Zurique), Marco Gerboni (Conservatoório de Ferrara – IT), Miriam Castellanos, Henrique Portovedo (Conservatório de Aveiro) e o Presidente Francisco Martinez (Real Conservatório de Madrid). O EURSAX 2017 é acolhido em Portugal pela organização da APS, com uma equipa de trabalho constituída por: Francisco Ferreira, Henrique Portovedo, João Pedro Silva, Gilberto Bernardes, Mário Marques, Luís Ribeiro, Carlos Canhoto, Isabel Anjo e Ingrid Van Asch.
Para ser sócio da APS-Associaão Portuguesa do Saxofone preencha e envie a ficha de inscrição em http://www.eursax.eu/registo-na-aps/
Neste início de vida a APS oferece já algumas vantagens em associar-se:
- 10% de desconto nas futuras edições dos principais festivais e concursos de saxofone Portugueses em que a APS é parceira, nomeadamente: FISP, Palmela; AveiroSaxFest; Academia Internacional do Saxofone; SaxOporto;
- Descontos em todas as actividades e edições organizadas ou em cooperação com o APS;
- Protocolos com a L’A.SAX – Association des saxophonistes (France);
- Fazer parte do crescimento de uma associação inclusiva que tem com principal objetivo a promoção nacional e internacional da criação saxofonística de origem Portuguesa.
Orgãos Sociais
Direção
Henrique Portovedo, Presidente
João Pedro Silva, Vice-Presidente
Gilberto Bernardes, Tesoureiro
Luís Ribeiro, Secretário
Mário Marques, Vogal
Mesa da Assembleia Geral
Francisco Ferreira, Presidente
José Massarrão, Secretário
Ingrid Van Ach, Secretária
Conselho Fiscal
Carlos Canhoto, Presidente
Isabel Anjo, Vice-Presidente
Paulo Sarmento e Cunha, Vogal